todos os direitos de desenvolvimento do blog reservados a Entertainment Music Group. Tecnologia do Blogger.

Aulas de Step: benefícios físicos e cognitivos

>> segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A aula de step já é uma atividade quase obrigatória nas academias. O ato de subir e descer de uma plataforma como se estivesse em uma escada não seria tão estimulante não fosse o fato de unir música, coreografias e muita diversão a um exercício cardiorrespiratório capaz de queimar muitas calorias.

História

O exercício foi descoberto por acaso, quando a professora Gim Miller sofreu uma lesão e seu fisioterapeuta recomendou que ela ficasse subindo e descendo de um banquinho de madeira para reforçar os músculos da coxa (quadríceps), uma atividade similar ao de subir escadas. Para dar fim à chatice do movimento, eis que Gim começa a mexer braços e pernas criando movimentos interessantes. Três anos depois, o exercício virou um novo segmento da ginástica, estimulante, viciante e que definitivamente ganhou as mulheres.

Desde então, o Step é uma das grandes atrações das academias, principalmente porque o público feminino não costuma ser fascinado pela musculação. Hoje, as aulas de Step também podem estar aliadas às outras atividades, como os circuitos, e muitas vezes são as responsáveis por manter esse público nas academias durante o ano inteiro.

 Atividade motivante

Segundo o educador físico Ricardo Vilela Morais, que ministra cursos a quem quer ser professor de Step em São Paulo, por ser uma modalidade descontraída e alegre a grande vantagem é a fidelização dos alunos, para quem a música é o fator fundamental. “A música torna-se um fator preponderante no quesito motivação”, diz. De acordo com o especialista, o aluno que não tem muita coordenação motora demora, em média, três aulas para conseguir cumprir as coreografias propostas.

As aulas de Step fazem com que o aluno se exercite, gastando calorias, sem perceber que está treinando. “Em muitos momentos da aula o aluno tem a sensação de estar envolvido em uma dança, gerando bem-estar físico e mental aos praticantes”, diz o educador físico Jairo Luchetta, professor da Companhia Athletica, em Ribeirão Preto.

De acordo com o Colégio Americano de Medicina do Esporte, essa atividade pode gastar de 300 a 500 quilocalorias em aulas de 30 a 60 minutos.“A modalidade possui gasto calórico moderado, variando de acordo com a intensidade da aula”, afirma Luchetta.

Veja só que maneira divertida de ficar em forma!!!

Benefícios do Step:

- Físicos: redução do percentual de gordura, da pressão arterial, da frequência cardíaca de repouso, do LDL colesterol,  do risco de aterosclerose (acúmulo de placas de gorduras nas artérias), o que representam também redução dos riscos cardíacos; melhora da coordenação motora, do equilíbrio, do ritmo, que representam menos riscos de quedas na idade avançada.

- Cognitivos: por estimular o hipocampo e o cortex frontal (estruturas cerebrais responsáveis pelo armazenamento da memória), a modalidade Step estimula a memorização e também a concentração durantes os blocos coreográficos. Estudos têm indicado: aumento da oxigenação cerebral, de suprimento sanguíneo, de conexões sinápticas e combate às desordens cerebrais degenerativas.

- Psicológicos: devido à descontração e a característica de “dança” nas aulas, a modalidade Step serve como uma excelente válvula de escape do estresse, que é tido como um dos maiores males do século XXI.

Cuidados

A música muito rápida pode gerar movimentos descontrolados, gerando risco de queda ao subir da plataforma, até lesões mais graves como torções ou dores no joelho.
Essa atividade não é aconselhada a quem tem lesões nos membros inferiores e a intensidade do impacto vai estar muito relacionada aos movimentos coreográficos escolhidos. 
Lembre-se: a culpa não é do seu professor, você é quem deve informá-lo sobre suas restrições e desconfortos, pois só assim ele oferecerá opções que se adaptam a você.
Não utilize plataformas muito altas, use tênis adequado, não faça mais que três aulas por semana, pois o corpo precisa de descanso.
Nunca, jamais, em tempo algum, salte de cima para baixo do step nos exercícios de rotações. Evite também o atrito dos pés no solo durante os giros corporais.

(Pesquisa tirada do Blog Saúdavel.)

0 comentários:




Aviso

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."

Direitos de Imagens

As imagens ou fotos que estão no blog são fornecidas por Academia Lucinéa arte e dança.
Todos os direitos de imagem de alunos são reservados por Lucinéa Cândido.











Academia Lucinéa - Centro de Atividades Física Av. Tiradentes nº2.159 Bairro Alto Matão-SP Fone: (16) 3382-1867 E-mail: lucinea.arteedanca@hotmail.com

  © Blogger templates Palm by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP