todos os direitos de desenvolvimento do blog reservados a Entertainment Music Group. Tecnologia do Blogger.

Nutrição e Dieta: Perguntas e Respostas

>> terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Em quanto tempo uma pessoa que come demais pode ganhar peso?
Depende do consumo calórico. 3500 calorias representam ½ kg de peso corporal. Assim, quem consumir diariamente essa quantidade a mais do que as necessárias para o organismo, ganhará meio quilo extra, com a mesma freqüência.
A dieta e o regime alimentar podem provocar transformações permanentes no organismo?
Sim. Mas para chegar a esse ponto é preciso que se tenha alguns conhecimentos sobre as células gordurosas, os “cofres” que o organismo fabrica para armazenar gordura. Estas células são produzidas de acordo com o hábito de comer em excesso, mas podem ser eliminadas com a alimentação moderada e prática regular de exercícios físicos.
Quanto tempo leva para mudar os nossos hábitos alimentares?
Dê um mês a um ano, principalmente quanto aos doces. Após um ano de abstinências às guloseimas, a vontade de comê-las diminuirá ou, pelo menos, será mais fácil resistir-lhes.
O peixe é mais rico em calorias do que a carne vermelha?
Não. Meio quilo de carne bovina contem 2000 calorias, enquanto que a mesma quantidade de peixe fornece apenas 400 calorias. Isso se dá pelo fato de que a carne vermelha tem mais gordura, sendo que cada grama de gordura tem nove calorias contra apenas quatro das proteínas. Nutricionistas afirmam que o peixe é uma fonte protéica superior à carne, na proporção de 15 gramas a mais, em meio quilo. O peixe também é rico em vitaminas e minerais, principalmente iodo, que é indispensável à saúde.
O que se pode fazer para acabar ou diminuir o desejo pelos doces?
A melhor forma é mascar um picles. O gosto acre é tão forte que acaba com o desejo pelos doces.
Pode-se ficar sem comer para perder peso?
Passar fome para conseguir perder peso é muito perigoso para a saúde. Além disso, a redução do peso será por pouco tempo. Quando voltar a comer, como antes, o excesso de calorias se transformará rapidamente em gordura e você estará novamente no ponto de partida.
Como melhorar a queima de gordura na cintura e quadris?
Bem, primeiramente deve-se seguir uma dieta e fazer exercícios. Mantendo este hábito, a perda de peso será uma conseqüência. Nunca se perde peso numa só região, mas sim no corpo todo.
Quem se considera gordo de nascença pode emagrecer?
Muitos médicos não consideram a gordura como um fato hereditário. Os especialistas afirmam que as famílias gordas são produto de hábitos errôneos de alimentação e que estes sim são hereditários, não a gordura. Vale lembrar que certas disfunções, como por exemplo, da tireóide, normalmente ocasionam aumento de peso.
Para perder peso é necessário consumir apenas 900 calorias por dia?
Não. O número de calorias varia a cada pessoa, de acordo com a estrutura óssea, massa muscular, o quão ativa é a pessoa, entre outros exemplos. A maioria das pessoas, que não possuem uma necessidade grande de ingestão de calorias, dão-se bem com uma dieta equilibrada de 1500 calorias/dia.
Devemos suprimir algumas refeições para perder peso mais rápido?
Não é aconselhável. Quem pula refeições, tem a consciência de que, geralmente, “belisca” algo, que além de não acabar com a fome, engorda. Procure variar as refeições, incluindo alimentos ricos em proteínas e pobres em gorduras. Uma xícara de iogurte, por exemplo, é um bom substituto, assim como uma barra de cereais ou proteína.
As verduras são necessárias ao organismo?
É impossível fazer uma boa dieta sem verduras. Inclua algumas em sua alimentação diária. O que engorda não é as verduras, mas o modo como elas são preparadas, com excessos de temperos e óleos.
Podem-se eliminar completamente as gorduras da alimentação?
É quase impossível seguir uma dieta isenta de gorduras. Uma dieta bem planejada é aconselhável que incorpore lipídios suficientes para evitar o ressecamento da pele. Mas deve-se observar que as gorduras ingeridas sejam parte integrante dos alimentos.
Qual deve ser a maior refeição?
O ideal é fazer um pequeno-almoço farto, almoçar bem e à noite, ingerir alimentos leves. Esse é um dos métodos mais práticos para reduzir peso. Deve-se saber que este “padrão” de alimentação, tem suas alterações, principalmente, quando se praticam atividades físicas na parte da noite, em que, após o treino, deve-se ingerir uma boa quantidade de carboidratos e uma quantidade significativa de proteínas.
Os suplementos são realmente necessários?
Os suplementos são cada vez mais consumidos por quem pratica musculação, mas, muitas vezes, quem os compra não possui a noção do que está consumindo. A única certeza que têm é que, os suplementos servem para fazer crescer os músculos e, por isso, consomem-nos. Ora, os suplementos são recomendados para complementar as refeições habituais, ou seja, devem ser consumidos quando os alimentos que são ingeridos normalmente na dieta, não fornecem as quantidades suficientes de vitaminas, proteínas e minerais que o organismo necessita diariamente. Quando se consome quantidades suficientes dos nutrientes, não há a menor necessidade de consumir suplementos. Caso ocorra uma ingestão indevida, os resultados serão indesejáveis, isto é, haverá aumento de gorduras.
TABELA: Quando, Como e Quanto tempo leva a perder peso:
QUANTO…
COMO…
E QUANDO PERDER…
3.5 kg
Você está apenas com alguns quilos à mais. Não tente perde-los com muita rapidez. Isso o faria sentir-se tenso e fatigado. Consuma 600 calorias a menos por dia, sendo aliada a uma boa alimentação a prática de exercícios.
22 a 28 dias
7.5 kg
A redução de peso será a mais rápida do que no caso cima. O numero de calorias diária é de no máximo 1800. Não se impressione se não perder peso numa das semanas subseqüentes. É normal
5 semanas
11.5 a 12.5 kg
Há excesso de liquido em seus tecidos. Necessita diariamente de 1400 calorias. Depois de perder os primeiros 3 kg, passará 5 ou 6 semanas sem diminuir o peso. Daí em diante, deve-se se perde 1 kg por semana.
6 a 7 semanas
14 a 15 kg
Apesar da grande quantidade de líquidos em seus tecidos, há muito mais gordura solidificada. Consumindo 1000 calorias diariamente, perderá 3 kg nas primeiras semanas. Conservará o mesmo peso por alguns dias e, após, diminuirá em torno de 1000 por semana. 70% das calorias ingeridas devem ser proteínas.
8 semanas
17.5 kg
Beba apenas 5 copos de líquido diariamente e consuma 900 calorias. Haverá uma perda inicial de 3.5 kg, e após um período, uma redução de 1.4 kg por semana.
12 semanas
20 kg
Sua situação é semelhante a de cima, sendo que a ingestão de caloria deverá ser menor, algo em torno de 800-850 calorias. E apenas 4 copos de líquido por dia
15 semanas
25 kg
Faça desjejum com 2 ovos cozidos e uma xícara de café, sem açúcar, é claro. No almoço, uma salada de verduras e legumes. Ao jantar, coma galinha ou peixe grelhado com uma pequena quantidade de salada de legumes e hortaliças, com pouco tempero. 650-700 calorias diárias.
18 semanas
Mais de 25 kg
Com mais de 25 Kg, em excesso de peso, siga a mesma dieta indicada a cima. Se for consumida uma quantidade abaixo de 700 calorias, prejudicará sua saúde.
21 semanas

(Pesquisa tirada do blog treino.org)

0 comentários:




Aviso

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."

Direitos de Imagens

As imagens ou fotos que estão no blog são fornecidas por Academia Lucinéa arte e dança.
Todos os direitos de imagem de alunos são reservados por Lucinéa Cândido.











Academia Lucinéa - Centro de Atividades Física Av. Tiradentes nº2.159 Bairro Alto Matão-SP Fone: (16) 3382-1867 E-mail: lucinea.arteedanca@hotmail.com

  © Blogger templates Palm by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP